quinta-feira, 16 de junho de 2011

TRABALHO SOBRE MIGRAÇÃO

 Com 13 anos de idade estava habituado a viver em Lisboa, cidade onde e onde sempre vivi. Com a separação dos meus pais, eles decidiram que eu fosse viver para casa dos meus avós, onde passava as férias do verão.
 Para mim não foi fácil, porque estava habituado aos meus amigos de escola e da rua onde brincara com eles várias vezes e a ida para a Figueira da Foz fez com que fica-se com algum receio de não me adaptar as minhas novas amizades e na escola. Claro que fiquei triste por ser afastado dos meus pais, mas por outro lado os meus avós também gostavam muito de mim.
 Fui para a escola no 2º do ciclo e foi estranho pois tive de fazer novas amizades, o que foi fácil porque eu desde pequeno sempre tive facilidade em fazer amigos.
  A diferença que notei mais foi a cidade em si, mais pacata não havia metros, autocarros como em Lisboa (Benfica) de 5 em 5 minutos, era uma cidade bem mais calma e com muito menos pessoas. Outra grande diferença era a diferença entre as casas ou seja em Lisboa a maior parte das casas eram em prédios e na Figueira da Foz contava-se pelos dedos os prédios. Uma coisa boa era que por ser uma cidade pequena todas as pessoas quase que se conheciam. Eu aos 16 anos já estava no 7ºano e fui para uma escola perto de casa e aí sim, estava bem, nos intervalos até podia ir a casa. Os meus avós tinham uma casa típica de dois andares com umas escadas à frente e um quintal atrás onde se guardava as bicicletas.
 Aos fins-de-semana era bom, pois todos os meus amigos saíam e o ponto de encontro de quase todos os jovens da Figueira da Foz era o Bairro Novo, ao pé do casino e depois daí iam para vários sítios e discotecas.
 Aos 18 anos tirei um curso de frio no Forpescas na Figueira da Foz mas após o curso não tive colocação e precisava de trabalhar e assim foi que comecei a trabalhar em restaurantes, a maior parte do trabalho era no Verão porque muitas pessoas vinham passar férias à Figueira da Foz. A maior parte dos pratos eram de peixe, porque a maior parte dos peixes era lá pescado, é uma terra dedicada à pesca, então no Verão havia sardinha bem boa.
 Aos 22 anos já estava farto de trabalhar nessa vida de restaurantes e dali não passava por isso decidi voltar para Lisboa, onde existe uma maior oferta de trabalho e com o curso que tinha de frio foi fácil, em uma semana arranjei trabalho.
 Em Lisboa existe uma maior diversidade de alternativas para poder-se ter uma melhor qualidade de vida no mercado de trabalho.
A minha experiência de vida na Figueira da Foz, onde a qualidade de vida é melhor embora seja um meio mais pequeno do que em Lisboa, mas onde todos vivem numa paz e numa harmonia mais tranquila, enriqueceu-me. Em Lisboa a vida é um pouco mais facilitada a nível profissional, pois existe uma maior oferta de trabalho. Mas essa vantagem tem o seu preço, pois todas as pessoas andam numa correria de casa para o trabalho e pouco tempo têm para estar com a família.

Sem comentários:

Enviar um comentário